quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Resenha: Um ano Inesquecível (parte 2)


OIEE! Estou aqui para FINALMENTE trazer a segunda parte da resenha do livro UAI. Pra quem ainda não viu eu já fiz um post explicando todo o projeto do livro (aqui ♥), e a resenha dos dois primeiros contos. Então hoje eu trouxe a  resenha do conto da Bruna e da Thalita.






A matemática das flores 
Autora: Bruna Vieira.
*Narrado em primeira pessoa. 

Jasmine, uma garota que tem esse nome pelo fato de sua mãe trabalhar em uma floricultura e amar as flores, está no terceiro ano do ensino médio. Acontece que a garota vai muito mal em matemática e não consegue compreender aquele tanto de números (te entendemos, Jas). Para piorar sua situação, em uma aula Jasmine bate de frente justo com seu professor de matemática. Sua mãe foi conversar com o diretor e o professor Carvalho (o professor de matemática) e eles decidiram que aulas de reforço seria ótimo para Jasmine, que não gostou nada disso, por diversos motivos, um deles o fato de sua mãe ter ido conversar com o diretor sendo que a garota já tem 17 anos. No primeiro dia das aulas, ainda no metrô, um garoto chama sua atenção, não só ele, como a música que ouvia. Por obra do destino (talvez), seu professor não pôde ir nesse dia, e quem o substituiu? Exato, esse garoto, que se chama Davi. Depois de algumas aulas, e por já confiar nele, Jasmine que estava bem desesperada com suas chances de passar de ano, dá seu número de telefone para Davi, que disse para quando esse desespero a atingir, ele daria uma equação matemática para ela resolver. Isso foi fofo ou desesperador?! haha
Além do fato da dificuldade em matemática, o livro aborda o bulling pois a personagem principal tem os cabelos cacheados e volumosos. Isso acaba acarretando em mais problemas na escola. Apesar de diariamente vermos notícias sobre o bulling, é chocante a capacidade que as pessoas têm de querer derrubar os outros, de disseminar ódio gratuito. Mas Jasmine não se deixa abater, e isso é uma coisa muito legal nela, que consegue lidar com a situação e dar a volta por cima. Pelo fato da garota querer ser independente, ela tenta fazer as coisas sozinha, e resolver situações complicadas. Ao longo do livro acontecem muitas coisas que acabam mudando o caminho de Jasmine e Davi, mas a personagem descobre o verdadeiro significado de amadurecer, e no final tudo acaba dando certo.

' O amor é como um jogo que você entra sabendo que vai perder, mas ainda assim é divertido tentar, só para ter certeza.'




Amor de Carnaval 
Autora: Thalita Rebouças.
*Narrado em terceira pessoa.

O conto da Thalita é bem verão, como diz a minha amiga lindaa, Marina, do blog Garota do Interior (acessem o blog dela, porque também vai ter resenhaa!) 

Esse é um conto diferente dos demais pois conta a história de três meninas, de 17 anos. Logo no início da história, Inha, Kaká (Karina) e Tati estão aproveitando o fim de tarde na praia conversando sobre as tragédias com fins de namoro. Kaká por exemplo foi trocada por um cavalo, que era o sonho do seu ex namorado. Já Inha foi trocado por outra garota, que segundo seu ex, Alex, era inteligente em matemática. A conversa mudou um pouco o rumo. Tati e Kaká começaram a falar sobre a fama que queriam. Karina queria ser uma princesa, e ambas desejavam viver da riqueza, diferente de Inha, que apenas queria ser nutricionista e levar uma vida normal, sendo reconhecida apenas por ser uma boa profissional, e a ideia que as amigas tinham do futuro a irritava, mas elas eram um trio inseparável, eram alegres, divertidas, leias, sinceras, aquelas fazem tudo juntas. Acontece que em uma festa de virada do ano, o irmão de Tati (que é reserva do Flamengo) fica com uma funkeira, e logo assumem o namoro. Será que essa é a chance de Tati ficar famosa? As coisas finalmente dariam certo para elas? Em certas partes é um livro 'real' pois conta todos os perrengues e as ilusões das amigas. É um livro muito engraçadinho, e super fofo, mas confesso que senti muita raiva mais pro final do livro. Quando você começava a cansar a da história a narradora agita de novo.
A Thalita é bem engraçada, pois ela comenta a história e as ações dos personagens como se fosse a gente, é o que nós sentimos. E outra coisa que eu achei legal foram as expressões que ela usa, como uma comparação para determinada situação.
É um conto muito legal, que dá uma tremenda reviravolta mas que o final vale super a pena!

'O abraço durou mais um tempo. Não um tempo que dá para se contar no relógio, mas um tempo que existe só no coração.'

FINALMENTE VOU POR ESSE LIVRO NA PRATELEIRA!
Minha consideração sobre o livro: Foram adicionados mais quatro personagens fictícios para a minha lista de ilusões, obrigada autoras! USHAHSASA.

E aí? Qual conto vocês mais gostaram? Me contem aqui nos comentários ♥
Beijão!

20 comentários:

  1. No outro post eu QUERIA o livro e nesse eu já tenho e até li, lembra? HAHAHAHAH <3

    Cara, assim que eu comecei a ler o conto da Bruna foi PÁ. O jeito da Jasmine de querer independência, de sonhar alto e tals. E CARA ESSE DAVI É MEU NAMORADO. Eu a-m-e-i o jeito que ele desafiou a Jas e mostrou pra ela que ELA TEM SIM CAPACIDADE de sambar e arrasar em MAT ♥. Eles são meio que "Opostos" e isso é TÃO FOFURAMENTE FOFO.
    A Thalitaaa, não se se já te falei mas o primeiro "livro" que li foi dela, e cara, se não fosse por ela não ia conhecer livro nenhum praticamente, hahah. O jeito que ela escreve, tão livre LEVE e solto akjsjasj prende a gente do início até o finalzinhooo. E como eu torci por essa Inha, sinhooooor! Ainda bem que deu tudo certooo ♥

    Beijoooos
    garota-interior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAAHAHAHAAH, eu adorei a Jasmine! ♥ e eu AMEI como a Thalita escreve, geeeeeente, é tão linguagem da gente, sabe? Amei amei!

      Um beijoooo, linda! ♥

      Excluir
  2. Quero ler o conto da Bruna pra já! Adorei seu blog linda, e já segui.
    vickyvaleriano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, o dela é tão fofura!!! Muito obrigada, linda, fico muito feliz!!

      Excluir
  3. Parabéns, Julia!!! Adorei o blog. Tem tudo para dar certo. Você é show. Vou fazer um link pro seu blog, no docedeni.com, ok? Vamos bombar juntas. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise! Muito obrigadaaaaa, fiquei muito feliz, vamos sim!

      Excluir
  4. Eu já tinha ouvido (MUITO) falar desse livro, mas acabei me esquecendo. PORÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉM, nada que uma boa lida nas suas resenhas não reviva essa vontade louca!
    Mais do que nunca estou na vontade de ler "Um Ano Inesquecível"!
    Beijos :)

    http://www.renomeada.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha.
    Já segui seu blog se puder retribuir agradeço florzinha.
    Tem post novo no blog, vem conferir.
    MEU BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas
    Visite-a para incentivar por favor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog Julia , muito legal ! E a resenha também está ótima, vou procurar para ler esse livro, beijos maitê
    http://maiteaissa.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito esse livro, eu tenho 2 da Bru e ainda não Li, porque quero completa a coleção dela pra depois começar ler(não me pergunte porque).
    Muito sucesso na vida, um beijão <3
    www.falaguriablog.com.br | Portfólio


    Agora eu tenho um canal no YouTube, vem conhecer, e se gostar, deixa aquele like e se inscreva no canal: Canal Fala Guria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAAHA, nem vou perguntar mesmo, cada um tem suas lógicas. Ja li o De volta aos sonhos e é um amooooor!
      Obrigada e beijão <3

      Excluir
  8. Ju, ainda quero comprar esse livro. Quero começar a ler ele agora em fevereiro, depois do carnaval pra ser mais exata. Acho as autoras apaixonantes, já estou ate imaginando a historia. Adorei, beijos <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issooooo! É um livro muito bom! Muito obrigadaaaaaaaaa Joicy!

      Excluir
  9. gostei maioria dos livros eu quero comprar

    ResponderExcluir
  10. great and interesting post dear!
    Sophie♥

    ResponderExcluir